20/09/2011

A vergonha da falta de iluminação pública.

Boa noite a todos.


  Quem chega a noite na frente do condomínio se assusta com a falta da iluminação e o breu que é a rua que fica na frente do nosso condomínio, isso porque não há iluminação pública.


 A sindica já foi várias vezes a secretaria de obras e também a prefeitura encaminhando vários oficios pedindo a instalação de iluminação publica no local, mas até agora passados 2 meses desde o primeiro pedido o que ouvimos foram promessas vazias e enrolação por parte do estado.

Já houve assaltos nas proximidades, pois os vagabundos aproveitam a escuridão para facilitar o roubo.


E para minha indignação passei estes dias perto do fórum e lá instalaram postes de iluminação, iluminando até locais ermos e desabitados próximos ao fórum.


E pra terminar pagamos todos os meses a tal taxa de iluminação pública que está embutida na nossa conta de luz. 


 Estamos nos mobilizando e em breve vamos entrar em contato com os síndicos dos outros condomínios da proximidades para fazermos um pedido coletivo e mobilizações neste sentido, pois os moradores dos outros condomínios usam a rua em frente para chegarem em seus lares. 


E outra questão de iluminação que nos diz respeito é que alguns blocos estão sem luzes internas ou com sensores quebrados, e isso é de responsabilidade da mrv, gostaria de que todos os problemas detectados neste sentido fossem registrados na portaria no livro de ocorrências, para podermos passar os defeitos para os engenheiros.


E a respeito da iluminação externa dos blocos (garagens) não há sensores, a ligação deve ser feita nas portarias, peço que o morador que perceber que elas estão desligadas no período da noite que liguem e se elas estiverem ligadas no período do dia que desliguem, para que possamos economizar energia.


Até logo.    

18/09/2011

Como foi a assembléia.

Bom dia a todos.

  A assembleia acabou, por volta das 12:00, havia mais ou menos 70 pessoas, bem abaixo do esperado, mas conseguimos deliberar muitas assuntos, os assuntos que estavam na pauta e outros que não estavam.

 Postarei ao longo da semana os tópicos mais importantes que foram deliberados.

Foi boa a participação dos moradores nos assuntos do condomínio.

O que devemos ter em mente que o condomínio é nosso e que quanto mais participarmos, mais ele será melhor, e digo participação não só nas assembleias de condomínio, mas também no dia a dia.

 Todos os condôminos são fiscais para que as regras se cumpram, e para zelar do patrimônio, quando presenciar alguma situação que vão contra as regras do condomínio, ou algum dano, fale com a pessoa, se não quiser falar diretamente com a pessoa relate o fato para o porteiro ou algum funcionário, ou aos síndicos.

 Na guarita há um livro de ocorrência que é para os condôminos relatarem os fatos, que posteriormente serão apurados, ou dependendo da situação serão tomadas as providências imediatamente.

 Tenha o cuidado das áreas comuns assim como você tem o cuidado com o seu apartamento, não tome a atitude de achar que as áreas comuns são responsabilidade dos outros (síndica, sub síndicos, ou funcionários apenas) como se fosse algo que não lhe diz respeito, pois é um bem de todos e todos somos donos e todos temos a mesma responsabilidade de zelar por eles, afinal foi pago com nosso dinheiro.

 E quem tiver uma boa idéia para melhorar o condomínio junte-se com outros moradores e traga a idéia para os síndicos para que juntos possamos cada dia mais melhorar nossa casa.

 Por exemplo vários moradores já propuseram a coleta seletiva e a venda de material reciclável pra cooperativas e catadores, é uma ótima idéia e que deve ser debatida e executada, mas não espere apena que essas ações partam da administração do condomínio.

  O condomínio é nosso tanto nos direitos quanto nos deveres e obrigações.

Até logo.  

15/09/2011

Visita do supervisor da HBL.

Boa tarde a todos.


 Amanhã teremos a visita do supervisor da HBL empresa responsável pelos interfones, antena coletiva e portão eletrônico as  09:00 o morador que quiser participar do encontro será bem vindo.


 Quem tiver algum problema comunique -se com a síndica para que ela repasse as informações, muita coisa ela já sabe e repassou para eles. 


 As instruções básicas passadas pela empresa, para operar o interfone são: 



Senhor morador para acionamento das fechaduras das portarias internas  de cada bloco, os senhores deverão seguir as seguintes instruções:

1   Após usar o interfone, desligue o mesmo e retire do gancho disque 01 , aguarde 03 (três) bips em seguida digitar:

01 para o bloco A
02 para o bloco B
03 para o bloco C
04 para o bloco D

2    Para falar na portaria disque:

11 para bloco A
22 para bloco B
33 para bloco C
44 para bloco D

11 para bloco E
22 para bloco F
33 para bloco G
44 para bloco H


Até logo.

14/09/2011

Sobre a possibilidade de cobrança do salão de festas.


Como houve varias dúvidas sobre esse tema vou explicar alguns pontos.

 O salão de festas foi entregue como todos sabem sem nenhum equipamento, mesa, cadeira, geladeira etc..

 Para equipá-lo será necessário uma taxa extra, a questão é que nem todos os moradores concordam com essa taxa extra pois alegam que não usarão o salão.

 Já pesquisamos em vários condomínios e a maioria cobra essa taxa de utilização que gira em torno de 40,00 a 70,00.

 Essa taxa de utilização é para a mobilha (em um primeiro momento), do salão e para o pagamento da luz e conservação.

  A questão da utilização, será feita mediante uma reserva previa com antecedência, o horário e o volume serão estipulados na assembléia, assim como o uso da churrasqueira e da piscina.  
Alguns condôminos não entendem algumas regras que serão debatidas na assembléia, mas pesquisem na internet sobre convenções de condomínios e poderão ter uma idéia do que são normas de condomínio, algumas pessoas nunca moraram em apartamento ou moraram em condomínios pequenos, e não entendem a complexidade de um condomínio desse tamanho.

  Algo que sempre enfatizo aqui e que são 344 apartamentos em uma média de 1000 moradores, 344 carros ,   apenas 1 salão de festas, 1 piscina (pequena), 1 churrasqueira.

 A maioria dos moradores sabem viver bem em comunidade mas alguns não sabem e por isso algumas regras menos flexíveis são feitas, por isso será debatido também a convenção do condomínio para estipular as sanções e penalidades administrativas como advertência, multa etc.        

Até logo.

13/09/2011

Assembleia Geral dia 17/09 as 8:00.

   Olá a todos gostaria de esclarecer que o horário da assembleia será as 8:00 horas, com segunda chamada as 8:30.


  A pauta será a seguinte:



1) Normas para uso da piscina;


2)Conservação da área comum;

3)Informar o padrão da cor da película utilizada nas janelas;

4)Informar o padrão da grade que ficou firmado na reunião com os sub síndicos e moradores;

5) Informar e reforçar as responsabilidades dos condôminos;

6) Deliberar e aprovar taxa extra para a instalação da grade de proteção ao redor da piscina;

7) Exigência de atestado médico para uso da piscina;

8) Data para o começo da disponibilização do salão de festas e fixação do valor de locação;

9) Informar sobre a elaboração do regimento interno do condomínio;


  É importante a participação de todos, tragam garrafas de água.


Até logo.

03/09/2011

Regras básicas de convivência- parte 1

Boa Noite.

   Vou postar aqui algumas regras básicas de convivência do condomínio, já debatidas nas reuniões de síndicos.

  O horário de mudanças é das 08:00 as 18:00 (finalizando a mudança) de segunda a sexta, e ao sábados das 08:00 as 12:00 (finalizando a mudança).

  O horário do uso de furadeiras, martelos, reformas ou consertos que produzam barulho é de 08:00 as 18:00 de segunda a sexta e 08:00 as 12:00 no sábado, sendo proibido qualquer incômodo no domingo.

 É proibido som automotivo dentro das dependências do condomínio seja qual for o horário.

 O morador que se sentir incomodado deverá ligar para a portaria (é só discar 94 no interfone) e informar ao porteiro o que está acontecendo e em qual apartamento, ele entrará em contato com o morador e informará o morador da reclamação, se mesmo assim o incômodo continuar será lançado no livro de ocorrência que está na portaria para serem tomadas as medidas posteriores.

  Temos que entender que são 344 apartamentos, se fizermos a média de 3 moradores por apartamento temos uma média de 1.000 moradores, então se as regras e normas não forem acatadas ficará difícil a convivência e não é isso que almejamos.

Até logo.