06/08/2013

Debates sobre o ar condicionado.

Bom Dias a todos.

  A possibilidade ou não da instalação do ar condicionado na fachada do condomínio é algo que merece um debate mais aprofundado do tema.

  Muitos moradores me procuraram para que fosse vetado a instalação, outros querem ter a possibilidade de instalar seus aparelhos, mas que decide isso não é o síndico e sim uma assembleia.

  Recebi um abaixo assinado dos interessados na instalação solicitando um assembléia para debater novamente o tema, pois esse tema já foi debatido anteriormente e rejeitado em assembleia em 2011, mesmo que o abaixo assinado não cumpra os requisitos para a convocação da assembleia ( 1/4 dos proprietários, pois muitas assinaturas são de inquilinos), faremos a assembléia sobre o assunto.

  No mesmo abaixo assinado houve o pedido de suspensão das notificações já emitidas, elas continuarão valendo, pois houve o descumprimento da norma, mas a cobrança de retirada dos aparelhos está suspensa até que se chegue ao consenso sobre esse assunto, para que não se cause mais problemas.

 Essa questão vem desde o início de 2012, quando foram instalados os primeiros aparelhos, mas em nenhum momento foi resolvido, mas chegou a hora de resolvermos essa questão.

 As questões legais são:

  1.  A instalação de ar condicionado é alteração da fachada? todos os advogados que consultei disseram que é, alguns moradores me disseram que não.
  2.  E para a alteração de fachada é necessário UNANIMIDADE  para a aprovação, conforme prevê a nossa convenção.
  A assembleia será marcada ainda esse mês.

 Gostaria de me reunir com os moradores interessados nesse assunto no dia 12-08 as 20:30  no salão de festas, para debatermos esse assunto, tragam a suas sugestões para podermos chegar a um bom termo para essa situação.

 Envie sua sugestão para: parquebellocielo@gmail.com

Até Logo.

8 comentários:

  1. Boa tarde Elton,
    Pelo que eu me lembro o engenheiro foi questionado e ele informou que a estrutura elétrica não suportaria a instalação.

    Acredito que a questão não seja só alteração de fachada...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa Tarde.

      Essa também é uma questão a ser debatida pois há opiniões controversa a esse respeito, até mesmo entre os engenheiros que consultei, por isso temos que debater esse tema com mais cautela.

      Obrigado.

      Excluir
    2. Discordo plenamente, com o nobre colega Anônimo, pois o engenheiro da própria MRV veio até minha residência, oportunidade em que estava sendo instalado o ar-condicionado e ele informou que a única coisa que não poderia ser feito era buraco na parede com mais de 30cm. Quando a eletricidade, disse não haver problema, afinal de contas todo tem geladeira em casa.

      Excluir
  2. Olá,

    eu considero alteração na fachada até mesmo as faixas enormes de vende-se e aluga-se...

    Uma coisa sobre a qual estou curiosa é se houve alguma votação para a instalação daqueles azulejos na entrada do condomínio? Considero aquilo muito como alteração da fachada, ficando aquela parte destoante do resto do condomínio.

    Daniela
    G 106

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bom Dia Daniela.

      As faixas estamos analisando essa situação, assim como alguna moradores que colocaram papel alumínio nas janelas.
      Sobre a mudança da entrada foi feito uma reunião administrativa para isso, mas agora sobre esse debate sobre a alteração de fachada fica uma situação a se analisar.

      Obrigado.

      Excluir
  3. Bom dia Elton, a estrutura elétrica que o anônimo mencionou, eu acredito que seja de cada apto. Ex: Antes de me mudar pra cá eu fiz algumas alterações na minha residência, eu tenho uma ducha no meu banheiro super potente, e o eletricista me falou na época que se eu fosse instalar a ducha eu precisaria trocar a fiação toda, se caso eu não fisesse isso eu estaria correndo risco de curto circuito, entao troquei toda a fiaçao. As instalações elétricas são fracas e os fios sao fininhos e não suportão esses tipos de aparelhos, acho que cada morador que for instalar o ar condicionado tem que trocar toda a sua fiação.
    Monteiro Bloco I

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bom Dia Monteiro.

      Houve morador que trocou toda a fiação do apartamento, e essa questão do chuveiro procede mesmo, o fio é de 4 mm e para a instalação de um chuveiro mais potente tem que trocar a fiação.
      Creio que a instalação de um ar condicionado requeira o mesmo processo.

      Até logo.

      Excluir
    2. Novamente não posso concordar com a exposição acima, pois o ar-condicionado, tem uma potência de 800 a 900 W, ou seja, muito inferior a qualquer ferro de passar, secador de cabelo, microondas, lavadora de roupas, etc. Dessa forma, a eletricidade não é um problema.

      Excluir