06/03/2015

Carta aos Moradores.


 O difícil começo.


 Já se passaram 24 meses desde que assumi a frente do nosso condomínio um grande desafio e uma grande responsabilidade representar 344 apartamentos e centenas de pessoas.

 Na época fui o 4º síndico em menos de 2 anos de fundação do condomínio, que foi fundado em Junho de 2011, 2 renunciaram e não concluíram o mandato e uma foi interina.


24 meses de muito trabalho.

        
  Assumi em 01 abril de 2013 com o condomínio já em funcionamento e mesmo com o trabalho dos outros síndicos (as) a situação principalmente financeira muito delicada, com uma inadimplência passiva de mais de R$ 250.000,00 reais a cobrança ineficiente gerou uma cultura em que muitas pessoas não pagavam o condomínio e também não eram cobradas, gerando a situação de que os que pagavam em dia pagavam pelos inadimplentes.

  Os pagamentos de funcionários para a empresa terceirizada era feito em parcelas pois o condomínio não conseguia fazer o pagamento na data de vencimento ficando assim dependente da boa vontade da empresa, tínhamos que esperar até o vencimento das contas para saber se teríamos dinheiro ou não para o pagamento.

  Houve a necessidade de troca da empresa terceirizada, pois não vinha fazendo um trabalho a contento principalmente no que tange a cobrança dos inadimplentes.

  Acionamos todos os inadimplentes na justiça e implementamos o programa inadimplência zero com a contratação da empresa Pro Síndico o que nos proporcionou o equilíbrio nas contas do condomínio. 

  Havia pendencia com a empresa que instalou o sistema de câmeras que deixou o serviço inacabado e várias câmeras sem funcionar, acionei a mesma extra judicialmente para que terminasse o serviço que foi concluído sem nenhum custo para condomínio.
  
  Tivemos que enfrentar muitos problemas de difícil resolução como as infiltrações nos telhados, defeitos na caixa d´água, moradores baderneiros, falta de estrutura para o andamento das manutenções e reparos, falta de equipamentos.

  O regimento interno não era cobrado e não foram emitidas multas para as pessoas que transgrediam as regras do condomínio o que gerava uma preocupação nos que cumpriam as regras.

  Muitas coisas tivemos que começar do zero, mas conseguimos com muito trabalho, noites e finais de semana trabalhando para buscarmos as melhores soluções, digo no plural pois várias pessoas me ajudaram nessa jornada pois sozinho ninguém consegue desempenhar um serviço tão complexo quanto o de cuidar de um condomínio por isso agradeço aqui a todos que me ajudaram a termos um condomínio cada vez melhor, agradeço ao pessoal da limpeza, portaria, administração, sub síndicos, conselheiros fiscais e moradores, que de várias formas contribuíram com algum tipo de ajuda o que nos possibilitou chegar até aqui. E o principal agradecimento A Deus e A Jesus Cristo que me deu forças graça e sabedoria para chegar até aqui.

Nossas realizações.

  
 Neste período mesmo com essas dificuldades conseguimos sem gerar NENHUMA TAXA EXTRA fazer diversas melhorias e manutenções no condomínio tais como:

1.    Instalar caixas de correspondência em todos os blocos, todas as correspondências ficavam na portaria e o morador tinha que ir até a portaria para pegar as correspondências.  




2.    Construir o Playground com a casinha de bonecas e o parquinho, naquele espaço só havia um balanço e um escorregador para bebês.

Antes

Antes.

Depois

Depois

3.    Instalar bancos de concreto e bancos de madeira, pois não havia nenhum local para se sentar nestas áreas os moradores sentavam no chão.

4.    Reforma da guarita, mobília, toldo e equipamentos para a guarita, melhorando assim o trabalho dos porteiros e também o atendimento ao público.


5.    Conserto manutenção e ampliação do sistema de câmeras, ampliamos as câmeras de 19 para 32 câmeras de monitoramento, instalamos monitor na guarita.
6.    Pintura das vagas de estacionamento.



7.    Melhoria da iluminação dos estacionamentos.

8.    Compra de eletrodomésticos para o salão de festas.
9.    Revestimento da piscina com fibra de Vidro.  
Antes
depois
depois
10.  Reparo e melhoria no sistema de abastecimento.



  Fizemos também inúmeras manutenções que são menos visíveis mais também de extrema importância tais como; compra de lâmpadas de emergência, troca de tampas de esgoto quebradas, conserto de telhados, fiação defeituosa, quadro de energia quebradas, lâmpadas, tubulações entupidas etc.


Os desafios futuros.


 A lista de desafios é grande pois há muito que ser consertado, construído e arrumado.

 Um dos primeiros desafios é a questão dos telhados que requer uma atenção especial pois há muitos vazamentos e problemas estruturais. Problemas com as tubulações de TV.

 Temos que buscar soluções para abaixarmos o custo do condomínio, principalmente com soluções para o barateamento das despesas, uma delas é as soluções para a diminuição do consumo de água dentre outras medidas.

 Executar melhorias na caixa d´água para um melhor funcionamento do sistema de água e evitar problemas futuros.

 Mudanças no regimento interno e convenção para se adequar as novas situações do condomínio.

 Temos projeto para o termino da área de lazer, que compõe o piso do parquinho e calçamento das áreas em torno do salão de festas e construção da quadra poliesportiva. 




 Mesmo com muito trabalho e dedicação ainda há muito trabalho a ser feito por isso me candidatarei novamente pois acho que ainda posso contribuir com essa comunidade.

Obrigado a todos.  

3 comentários:

  1. Elton, parabéns pelo trabalho!
    Que bom que vai se candidatar de novo!
    Já tem meu voto.
    Osléia.

    ResponderExcluir
  2. Parabéns Elton!
    Serão mais dois anos de melhorias!

    ResponderExcluir
  3. Só que conhece seu trabalho desde o início sabe que você é competente, você sim,merece a reeleição. Parabéns pelo excelente trabalho que vem desenvolvendo.

    ResponderExcluir