30/03/2015

Orçamento.

Bom dia.

   Em nossa ultima assembleia foi votado o orçamento anual, foram  2 horas de assembleia onde foi explanado todo o orçamento anual e as demandas para este ano referente a orçamento.


   O orçamento é feito conforme o custo operacional do condomínio o que difere de condomínio para condomínio pois cada condomínio tem uma peculiaridade no que se refere a serviços e custos.

   Foi apresentado o menor orçamento possível para que o condomínio continue com os mesmos serviços.

   Moradores propuseram a contratação de funcionários direto pelo condomínio, o que foi debatido e chegou se a conclusão de que não é viável devido a questões trabalhistas como INSS, FGTS e rescisões trabalhistas (o que necessitaria de um fundo especifico no caso de rescisões contratuais), e também o problema de reposição de funcionários no caso de férias, faltas ou doenças.

  Propuseram também a redução de funcionários o que foi rejeitado pela maioria.

 Propuseram também a redução ou extinção da taxa para os sub síndicos, foi explicado que caso seja reduzida a isenção em 50% por exemplo terá um redução de aproximadamente R$ 3,50 no reajuste.

  Alguns argumentaram que nossa taxa condominial está muito alta e que em outros condomínios a taxa é mais barata, então vamos ao fatos, em alguns condomínios a taxa realmente é um pouco mais barata mais tem água e gás individual, o que pagando tudo sai mais caro que o nosso.

 Só para citar um exemplo o condomínio Vila do Sol 1 a taxa é de R$ 225,00 e morador ainda tem que pagar a água e o gás levando um consumo médio de água de R$ 50,00 e de gás de R$ 15,00 a taxa sai por R$ 285,00 bem mais cara que a nossa média.

  Foi discutidas também as medidas de individualização de água o que não é uma solução a curto prazo e que será informado posteriormente.

  Posto em votação a nova planilha não foi aprovada, o que nos coloca em uma situação complicada pois o orçamento atual (aprovado em 2014) não supre nossa demanda, hoje o que arrecadamos não paga mais nossas contas pois tudo aumentou e a arrecadação continua a mesma, hoje não conseguimos mais por exemplo recolher o fundo de reserva.

 E com isso teremos que usar inclusive o fundo de reserva caso haja alguma variação nas contas, mas o fundo de reserva (que hoje se encontra com R$ 29.000,00) se usarmos para as despesas ordinárias vai acabar e quando acabar ou caso haja algum imprevisto teremos que fazer taxa extra para sanar o problema e pagar as contas.

  Não podemos achar que continuaremos com o mesmo tipo de serviço sem ter reajuste pois em um pais em crise como o nosso as coisas estão subindo a cada mês, se quisermos continuar andando de carro não vamos imaginar que vamos abastecer com a gasolina a R$ 2,95 como em janeiro do ano passado vamos ter que pagar R$ 3,45.

  A diferença entre o aumento de combustível e o aumento do condomínio é que o da gasolina não podemos fazer nada e o do condomínio podemos votar mas isso não altera o fato nem o valor que temos que pagar.

20/03/2015

Andamento da reforma da piscina, Bombeiros e portão.

Boa Tarde.

 Sobre a reforma da piscina, estamos enfrentando diversos problemas:

  • O primeiro foi e está sendo as chuvas que atrasaram as obra, estamos agora na parte de pintura e termino do piso e a parte de melhora do escoamento, mas com as chuvas constantes não estamos conseguindo fazer essas obras.
  • O segundo ponto são as exigências dos bombeiros, que exigiram uma grade separando a piscina infantil da adulto, o que é um gasto a mais que não foi previsto, em torno de R$ 3.200,00 pois a grade tem que ser de alumínio ou inox pois fica dentro da piscina, e deveremos colocar essas pauta em assembleias para a resolução. 
  • O terceiro ponto são problemas com a empresa que está executando a obra, em conversa com o dono da empresa  ele me explicou que está com problemas relativos a funcionários, foi estipulado que caso ele não conseguisse executar a obra ela seria concluída por outra empresa, estamos em negociação para que possamos entrar em um acordo.




Sobre as exigências do Corpo de Bombeiros.


  Este ano as exigencias dos bombeiros estão enormes e dentre as principais exigências estão:

  1. Troca de todas as placas de sinalização de rota de fuga (como a da figura abaixo) por novas placas que brilham no escuro (fotoluminescente) a questão é que são 180 placas com um custo médio de R$ 10,00 cada uma em um total de aproximadamente R$ 1.800,00. E mais 36 placas com a numeração dos andares em um total de 36 com um custo aproximado de R$ 10,00 cada em um total de R$360,00.
  2. Contratação de uma salva vidas para a piscina, pois sem ele a piscina não pode funcionar custo de aproximadamente R$ 5.000,00 mensais, essa exigência é a mais complicada de todas pois tem um custo muito elevado e tem um impacto significativo em nosso orçamento, conversei pessoalmente com os bombeiros sobre essa questão explicando e que nossa piscina é pequena, mas eles informaram que independentemente do tamanho da piscina é exigência da lei e que será feito a fiscalização e caso o condomínio não tenha a piscina será interditada, teremos que em breve discutir essa situação em assembleia também.

Portão de veículos.

 Quando se pensa que já resolveu esse problema ele volta a nos incomodar, foi feita uma ampla pesquisa para adquirir estes novos motores, para que tivéssemos o melhor equipamento possível visitei até a fabrica dos motores para ver se estávamos adquirindo algo que resolvesse o nosso problema, os motores são importados da Itália e são montados aqui na fabrica da Rossi em Brasília, são os melhores motores do mundo para esse tipo de portão, mas que pelo jeito não resolveu nosso problema.

  Os técnicos da rossi estiveram aqui na semana passada para ver o problema de perto e pediram algumas modificações na instalação. Esta semana estive novamente na fabrica da Rossi e conversei com os técnicos e o gerente de treinamento da Rossi sobre a nossa situação e eles farão uma nova visita amanhã ou na semana que vem, e caso esse problema não se resolva acionaremos a parte jurídica do condomínio para resolver essa situação.  

E não se esqueçam de nossa assembleia no próximo domingo.

16/03/2015

Votação do orçamento anual.

Boa noite a todos.

  Como já anunciado anteriormente teremos a nossa assembleia no dia 22 de março as 09:00.
  O assunto principal é a votação do nosso orçamento de 2015 que é de extrema importância para o nosso condomínio por isso esperamos que todos possam participar.
  
Segue o edital e também as imagens da planilha para a consulta a primeira são nossos gastos e a segunda é o valor de cada fração ideal reajustado caso seja aprovado essa planilha. 

O reajuste este ano está previsto para ser em torno de 13% ou seja em torno de R$ 15,00 a R$ 20,00.

 Na assembleia discutiremos formas de abaixar o nosso custo e propor soluções.  

EDITAL DE CONVOCAÇÃO
ASSEMBLÉIA GERAL ORDINÁRIA DO CONDOMÍNIO PARQUE BELLO CIELO
            De acordo com Capitulo III, Art. 10 da Convenção de Condomínio, convocamos V.Sa. para se reunir em Assembleia Geral Extraordinária, que será realizada no Salão de Festas do Condomínio PARQUE BELLO CIELO, sito à Quadra 17 Lote 01 a 06, Gleba F – Parque Esplanada III, Valparaíso de Goiás/GO, dia 22 de MARÇO de 2015, (DOMINGO), às 09h00min, em primeira convocação e em segunda e última convocação às 09h30min, a fim de serem tratados os seguinte assunto de interesse geral do Condomínio:
                     I.                Eleição do conselho consultivo e fiscal.
                   II.                Votação da previsão orçamentária para o ano de 2015 (reajuste da taxa condominial).

OBSERVAÇÕES:
Art. 11° - Parágrafo Terceiro – o Condômino inadimplente poderá participar das Assembleias Gerais, porém não lhe será permitido pronunciar, votar, requerer questões de ordem ou deliberar sobre qualquer questão.

Art. 12° - Ao condômino é licito se fazer representar nas Assembleias Gerais por procurador com poderes especiais, desde que não seja pessoa da administração do condomínio. Caso o instrumento de procuração não contenha a autenticação da assinatura do outorgante, o procurador responderá, civil e penalmente, por sua autenticidade.





12/03/2015

Resultado da assembleia.

Bom dia a Todos.

  Gostaria de agradecer a todos os presentes na assembléia, foi uma ótima assembleia foram votados todas as pautas com tranquilidade.

  Primeiro foi feita a votação do conselho fiscal que infelizmente não foi eleito nenhum membro por isso a partir de abril não temos nenhum conselheiro fiscal, a função do conselheiro fiscal é muito importante pois ele é que ajuda o síndico na gestão, analisa e aprova ou não as contas e analisa os recursos de multas. Na nossa próxima assembleia que será debatido o orçamento será posto novamente em votação esses cargos.

 O cargo de conselheiro é muito importante mais na nossa convenção ele não prevê nenhum tipo de abono ou remuneração esse é um dos motivos por não ser interessante para os moradores, mas estamos estudando formas de modificar essa situação.

Na eleição de sub síndicos os seguintes moradores foram eleitos:

Bloco A: Dinalva apt. 202.
Bloco B: Marli apt.206.
Bloco C: Luzinete apt 102.
Bloco D: Margarete apt 105
Bloco E: Raimundo apt. 209
Bloco F: Fernando apt. 306
Bloco G: Carlos Henrique apt. 403
Bloco H: Adailton apt. 307.
Bloco I: Sarah apt 409.


 ELEIÇÃO DE SINDICO.

   Houve a eleição de síndico na qual houve 2 candidatos posto em votação a maioria dos moradores votaram pela minha permanência a frente do condomínio.

  Agradeço a todos, essa votação mostra que o trabalho desenvolvido nos últimos 2 anos agradou a maioria e como foi exposto anteriormente temos muitos projetos para serem desenvolvidos, esta semana teremos reunião administrativa com os sub síndicos para deliberarmos o plano estratégico para as ações de 2015, começando pelo principal deles que é a votação do nosso orçamento anual.

PRÓXIMA ASSEMBLÉIA 22 DE MARÇO. 

 Nossa próxima assembleia será no dia 22 de março para o debate do nosso orçamento anual que será divulgado em breve para a analise e debate.

06/03/2015

Carta aos Moradores.


 O difícil começo.


 Já se passaram 24 meses desde que assumi a frente do nosso condomínio um grande desafio e uma grande responsabilidade representar 344 apartamentos e centenas de pessoas.

 Na época fui o 4º síndico em menos de 2 anos de fundação do condomínio, que foi fundado em Junho de 2011, 2 renunciaram e não concluíram o mandato e uma foi interina.


24 meses de muito trabalho.

        
  Assumi em 01 abril de 2013 com o condomínio já em funcionamento e mesmo com o trabalho dos outros síndicos (as) a situação principalmente financeira muito delicada, com uma inadimplência passiva de mais de R$ 250.000,00 reais a cobrança ineficiente gerou uma cultura em que muitas pessoas não pagavam o condomínio e também não eram cobradas, gerando a situação de que os que pagavam em dia pagavam pelos inadimplentes.

  Os pagamentos de funcionários para a empresa terceirizada era feito em parcelas pois o condomínio não conseguia fazer o pagamento na data de vencimento ficando assim dependente da boa vontade da empresa, tínhamos que esperar até o vencimento das contas para saber se teríamos dinheiro ou não para o pagamento.

  Houve a necessidade de troca da empresa terceirizada, pois não vinha fazendo um trabalho a contento principalmente no que tange a cobrança dos inadimplentes.

  Acionamos todos os inadimplentes na justiça e implementamos o programa inadimplência zero com a contratação da empresa Pro Síndico o que nos proporcionou o equilíbrio nas contas do condomínio. 

  Havia pendencia com a empresa que instalou o sistema de câmeras que deixou o serviço inacabado e várias câmeras sem funcionar, acionei a mesma extra judicialmente para que terminasse o serviço que foi concluído sem nenhum custo para condomínio.
  
  Tivemos que enfrentar muitos problemas de difícil resolução como as infiltrações nos telhados, defeitos na caixa d´água, moradores baderneiros, falta de estrutura para o andamento das manutenções e reparos, falta de equipamentos.

  O regimento interno não era cobrado e não foram emitidas multas para as pessoas que transgrediam as regras do condomínio o que gerava uma preocupação nos que cumpriam as regras.

  Muitas coisas tivemos que começar do zero, mas conseguimos com muito trabalho, noites e finais de semana trabalhando para buscarmos as melhores soluções, digo no plural pois várias pessoas me ajudaram nessa jornada pois sozinho ninguém consegue desempenhar um serviço tão complexo quanto o de cuidar de um condomínio por isso agradeço aqui a todos que me ajudaram a termos um condomínio cada vez melhor, agradeço ao pessoal da limpeza, portaria, administração, sub síndicos, conselheiros fiscais e moradores, que de várias formas contribuíram com algum tipo de ajuda o que nos possibilitou chegar até aqui. E o principal agradecimento A Deus e A Jesus Cristo que me deu forças graça e sabedoria para chegar até aqui.

Nossas realizações.

  
 Neste período mesmo com essas dificuldades conseguimos sem gerar NENHUMA TAXA EXTRA fazer diversas melhorias e manutenções no condomínio tais como:

1.    Instalar caixas de correspondência em todos os blocos, todas as correspondências ficavam na portaria e o morador tinha que ir até a portaria para pegar as correspondências.  




2.    Construir o Playground com a casinha de bonecas e o parquinho, naquele espaço só havia um balanço e um escorregador para bebês.

Antes

Antes.

Depois

Depois

3.    Instalar bancos de concreto e bancos de madeira, pois não havia nenhum local para se sentar nestas áreas os moradores sentavam no chão.

4.    Reforma da guarita, mobília, toldo e equipamentos para a guarita, melhorando assim o trabalho dos porteiros e também o atendimento ao público.


5.    Conserto manutenção e ampliação do sistema de câmeras, ampliamos as câmeras de 19 para 32 câmeras de monitoramento, instalamos monitor na guarita.
6.    Pintura das vagas de estacionamento.



7.    Melhoria da iluminação dos estacionamentos.

8.    Compra de eletrodomésticos para o salão de festas.
9.    Revestimento da piscina com fibra de Vidro.  
Antes
depois
depois
10.  Reparo e melhoria no sistema de abastecimento.



  Fizemos também inúmeras manutenções que são menos visíveis mais também de extrema importância tais como; compra de lâmpadas de emergência, troca de tampas de esgoto quebradas, conserto de telhados, fiação defeituosa, quadro de energia quebradas, lâmpadas, tubulações entupidas etc.


Os desafios futuros.


 A lista de desafios é grande pois há muito que ser consertado, construído e arrumado.

 Um dos primeiros desafios é a questão dos telhados que requer uma atenção especial pois há muitos vazamentos e problemas estruturais. Problemas com as tubulações de TV.

 Temos que buscar soluções para abaixarmos o custo do condomínio, principalmente com soluções para o barateamento das despesas, uma delas é as soluções para a diminuição do consumo de água dentre outras medidas.

 Executar melhorias na caixa d´água para um melhor funcionamento do sistema de água e evitar problemas futuros.

 Mudanças no regimento interno e convenção para se adequar as novas situações do condomínio.

 Temos projeto para o termino da área de lazer, que compõe o piso do parquinho e calçamento das áreas em torno do salão de festas e construção da quadra poliesportiva. 




 Mesmo com muito trabalho e dedicação ainda há muito trabalho a ser feito por isso me candidatarei novamente pois acho que ainda posso contribuir com essa comunidade.

Obrigado a todos.  

03/03/2015

ELEIÇÃO E AVISO AOS PROPRIETÁRIOS.

Bom Dia a Todos.

   Teremos neste sábado a eleição de Síndico, Sub Síndicos e Conselheiros Consultivo e Fiscal.
   Essa assembleia é de extrema importância para o bom funcionamento do condomínio, nossas escolhas conduzirão o condomínio nos próximos meses e anos por isso é importante a participação de todos para que tenhamos uma votação que represente a maioria dos moradores.


EDITAL DE CONVOCAÇÃO
ASSEMBLÉIA GERAL ORDINÁRIA DO CONDOMÍNIO PARQUE BELLO CIELO
            De acordo com Capitulo III, Art. 10 da Convenção de Condomínio, convocamos V.Sa. para se reunir em Assembleia Geral Extraordinária, que será realizada no Salão de Festas do Condomínio PARQUE BELLO CIELO, sito à Quadra 17 Lote 01 a 06, Gleba F – Parque Esplanada III, Valparaíso de Goiás/GO, dia 07 de MARÇO de 2015, (SÁBADO), às 09h00min, em primeira convocação e em segunda e última convocação às 09h30min, a fim de serem tratados os seguinte assunto de interesse geral do Condomínio:

                     I.                Eleição do conselho consultivo e fiscal.
                   II.                Eleição de Sub Síndicos (as).
                 III.                Eleição de Síndico (a).

OBSERVAÇÕES:
Art. 11° - Parágrafo Terceiro – o Condômino inadimplente poderá participar das Assembleias Gerais, porém não lhe será permitido pronunciar, votar, requerer questões de ordem ou deliberar sobre qualquer questão.

Art. 12° - Ao condômino é licito se fazer representar nas Assembleias Gerais por procurador com poderes especiais, desde que não seja pessoa da administração do condomínio. Caso o instrumento de procuração não contenha a autenticação da assinatura do outorgante, o procurador responderá, civil e penalmente, por sua autenticidade.


PROPRIETÁRIOS ATENÇÃO PARA QUEM VOCÊS ALUGAM SEUS APARTAMENTOS.


  Esse alerta é para quem aluga seus imóveis, pois estamos tendo problemas com alguns inquilinos e também com imobiliárias.

  As imobiliárias não estão tendo o cuidado na seleção das pessoas a quem tem alugado os imoveis, não fazem um levantamento prévio sobre os antecedentes das pessoas, não informam sobre as regras de convivência do condomínio, muitas não informam nem o básico que é o horário da mudança o que vem causando transtornos.

  Já avisamos isto antes e estamos reforçando agora que há pessoas que não respeitam as regras do condomínio e insistem em morar aqui, e quando são despejadas de um apartamento dentro do condomínio vão para outro apartamento dentro do condomínio, causando problemas para os vizinhos e para o proprietário, pois muitas destas pessoas não pagam o aluguel nem o condomínio e ainda levam muitas multas o que fica a cargo do proprietário, elem de danificarem os apartamentos e permitir a entrada de pessoas de índole suspeita no condomínio, as pessoas que já conhecemos que tem essa atitude já estão sendo monitoradas.

 Concito os proprietários para que façam um levantamento prévio dos pretendentes a alugar seu imóvel já que depois que se coloca uma pessoa dentro do seu imóvel para retira la é mais difícil e os prejuízos são certos, entre em contato com a administração para levantar informações destas pessoas.